Projeto Educacional

                          PROJETO EDUCACIONAL – 3ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO


Profissões
TEMA: Relação entre curso técnico e curso de graduação


Objetivo geral da Proposta:

Auxiliar o aluno para que possa conhecer/encontrar uma identidade profissional, na estruturação de sua identidade pessoal, favorecendo a elaboração de um projeto de vida.

Objetivos Específicos:

  •  Valorização das diferentes profissões;
  • Conhecimento e discussões sobre perfil do profissional, diversidade de profissões e sua importância na sociedade, para que o aluno futuramente possa escolher conscientemente a profissão que deseja;
  •  Construção da identidade social com novas perspectivas e projetos de vida.
  • Valorização das diversas formas de expressão cultural, cultivadas através do trabalho.

DISCIPLINA: PTC (Ações de Cidadania).
PERÍODO: 1º Semestre/2012
PÚBLICO ALVO: Alunos da 3ª série do Ensino Médio (Turmas A, B, C, D e E).

ATIVIDADES SUGERIDAS:

  • Pesquisa bibliográfica e investigativa, divulgação dos dados coletados, para contextualização, enriquecimento do trabalho e alcance de melhores resultados;
  •  Levantamento dos cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza, técnico e tecnologia;
  • Diferença entre Faculdade de Tecnologia e graduação;
  • Produção impressa e on-line, pelos alunos, de revista eletrônica e/ou guia de profissões.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
O primeiro passo metodológico será a socialização entre professor e alunos da 3ª série do ensino médio para explanação e delimitação dos temas a serem trabalhados (Curso Técnico x Graduação).
A partir daí fazer o encaminhamento para as seguintes atividades:

ATIVIDADE 1

Formação dos grupos de trabalho para o ano de 2012.

ATIVIDADE 2- SUGESTÕES

(A) Fazer uma entrevista com algum profissional empregado (escolher a profissão).
(B) Entrevistar um empregador (escolher empresa). Organizar com ele um roteiro com as perguntas que irá fazer. Certificar-se de que as questões de jornada de trabalho, local, atividade realizada, condições de trabalho, salário e tipo de empresa sejam contemplados nesse roteiro.
(C) Os alunos deverão pesquisar a trajetória profissional dos pais, através de questionários pré-elaborados por professor/aluno. Sugestões de perguntas: o que faz, como faz, por que faz, se gostam, com que idade começaram a trabalhar e por quê ( registrar as respostas no caderno e discutir com o grupo posteriormente).
(D) Em seguida poderá ser feita uma pesquisa investigativa, centrada na comunidade do comércio local, para conhecimento das profissões mais rentáveis, mais concorridas, que ocupam maior espaço na cidade, que possuem maior campo de trabalho, consulta aos classificados e cadernos de empregos,
entrevista com professores, pais e profissionais, fazendo um paralelo entre o presente e o passado, etc.

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTOS:

Os alunos deverão, em grupos, analisar e escrever/descrever os textos e reportagens lidos. Não esquecer de citar todas as referências bibliográficas.
As revistas contarão também com uma atividade desenvolvida a partir da música: Sem trabalho eu não sou nada (Legião Urbana). Após escutar e analisar a música, cada grupo fará a produção de um texto. Os textos deverão enfocar o trabalho e sua importância na vida do cidadão. Para sua escrita, os alunos poderão escolher um dos aspectos relacionados ao tema: Finalidade social do Trabalho; A importância de cada profissão para o perfeito funcionamento da sociedade; Comentários sobre as diversas profissões; A postura e a maneira de se vestir ao procurar emprego; A cultura e as informações que as pessoas devem ter; A importância do lazer na vida do profissional.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Os grupos serão avaliados pelo trabalho desenvolvido em sala de aula, pelas postagens feitas no Blog e pelo empenho individual para a finalização dos trabalhos.

1º Bimestre:

  • Pesquisas desenvolvidas no bimestre;
  •  Produções de textos a partir das pesquisas, entrevistas e interpretação da música;
  •  Postagens de reportagens, artigos, mensagens, sugestões, etc, no Blog.

2º Bimestre:

  • Sequência das pesquisas;
  •  Postagens no Blog;
  • Finalização da revista eletrônica e ou guia de profissões.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s